quarta-feira, 10 de julho de 2013

Consumidor pretende reduzir suas compras

Consumidor pretende reduzir suas compras

Correio da Bahia

A intenção de compra do consumidor no 3º trimestre de 2013 caiu para o menor nível em 11 anos. Pesquisa do Programa de Administração do Varejo e da Fundação Instituto de Administração (PROVAR/FIA) com 500 paulistanos na primeira quinzena de junho, antes dos protestos, revela que 50,4% dos entrevistados pretendem adquirir algum bem durável ou semidurável entre julho e setembro. Esse resultado é o menor para o trimestre desde 2002. Naquele ano, a intenção de compras no período havia sido de 21,9%. Quando comparada com o trimestre anterior, a intenção de compras é 8,8 pontos menor. Ante igual período de 2012, a queda foi de 3,4 pontos percentuais.
                “O que afeta o consumo é a confiança da população e as condições atuais são desfavoráveis”, afirma o presidente do Conselho PROVAR/FIA e responsável pela pesquisa, Claudio Felisoni de Angelo. Ele observa que em 8 das 13 linhas de produtos pesquisadas o consumidor reduziu a intenção de compras no 3º trimestre em relação a igual período de 2012. O destaque é para os imóveis, com queda de 52,8% e carros, com recuo de 38,9%. A pesquisa mostra que o desempenho de um conjunto de variáveis está jogando contra o ritmo de compras. De julho a setembro deste ano, a sobra de orçamento para consumo, depois de pagas as despesas obrigatórias, é menor: 8,3%, ante 12,3% no 3º trimestre de 2012. Além disso, a inadimplência média, de 7,8%, continua alta. A partir de agora, a pesquisa do PROVAR começa a consultar consumidores sobre as expectativas de desemprego, já que essa é uma variável-chave para o consumo. O indicador de projeção de expectativa de desemprego é favorável quando está abaixo de 100 e desfavorável em caso contrário. Para o 3º e 4º trimestres deste ano, a pesquisa mostra que houve uma piora do indicador. No ,3º trimestre, ele ficou em 113,95 pontos e, no 4º trimestre, ele ficou em 120,93.

                Outro resultado relevante que confirma o menor ímpeto de compras é que o consumidor não pretende realocar compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário